quinta-feira, 8 de maio de 2008

Mulher: na menopausa seu coração merece cuidados

Por Francisco Xavier Brunelli

Problemas no coração podem afetar homens e mulheres e, muitos hábitos, como alimentar podem influenciar para o aparecimento dessa doença. Contudo, a incidência de infarte do miocárdio nos homens é bem maior do que nas mulheres até os 45 anos. Já a partir da menopausa, ela se iguala aos homens. Segundo o médico cardiologista Paulo César Franciscone, os problemas de coração nas mulheres basicamente são os mesmos que ocorrem nos homens. Ele afirma que até a idade da menopausa as incidências de coronariopatias (infarte e angina) é menor do que a do homem porque existe uma proteção natural nas mulheres para esse tipo de patologia. Contudo, ele explica que, depois que a mulher entra na menopausa o quadro muda e, para cada cinco mulheres que sofrem um infarte, há somente um homem infartado.
As principais causas do infarte estão relacionadas a: hipertensão arterial , diabete e colesterol alto. Para Franciscone, as possibilidades de infarte, principalmente em parte do miocárdio, aumenta com o nível de estresse, o sedentarismo e o tabagismo, que em determinados estágios, podem causar a hipertensão arterial e o infarte do miocárdio. Ele salienta que, em relação às mulheres, estando mais ativas no mercado de trabalho, por vezes, limitam-se à horários de alimentação inadequados, com muita gordura e sal, além de ter menos tempo para fazer exercícios físicos.

A prática de exercícios físicos ajuda a ter um coração saudável

Para os problemas de coração, Marinice Messias da Silva, profissional de educação física que atua em empresas, os exercícios aeróbios, como a esteira e a bicicleta são os que ajudam a combater e eliminar mais rápido as gorduras e o colesterol.
A musculação também pode ser utilizada, pois trabalha diretamente a musculatura até 12 horas após a prática do exercício e assim estará ajudando à “queimar” a gordura.

foto: Francisco Brunelli

A profissional garante que a esteira é o melhor exercício para ‘queimar’ o colesterol

Marinice enfatiza que, em linhas gerais, qualquer exercício é importante, porém de maneira equilibrada e gradativa, com acompanhamento médico e de um profissional de educação física, respeitando os limites físicos de cada pessoa. “Só de estar fazendo o exercício você já terá resultados”, diz ela, que orienta fazer um tratamento conciliado com o médico e o nutricionista.

A alimentação precisa ser saudável

A nutricionista Taís Baddo de Moura e Silva* aconselha fracionar as refeições, como o café da manhã, o lanche no meio da manhã, o almoço, o lanche da tarde e o jantar, evitando longos períodos em jejum. No almoço e no jantar ela aconselha saladas cruas e legumes cozidos, que fornecem vitaminas e minerais essenciais para o organismo, além de leguminosas como feijão, lentilha, ervilha ou soja pelo menos uma vez ao dia.
Taís Baddo recomenda a atividade física e descreve que é tão importante quanto a alimentação e também indica o consumo de alimentos integrais, que favorecem o funcionamento intestinal, o controle da glicemia e a redução da gordura circulante, proporcionando saciedade.
Ela exemplifica e aconselha: “O arroz integral duas vezes por semana feito com legumes, como cenoura e brócolis. Nas frutas pode ser adicionado granola ou aveia, todos os dias”. Um outro ponto importante esclarecido por Taís está no consumo equilibrado do doce e do sal. A redução dos doces evita a resistência à insulina, prevenindo o diabetes e o ganho de peso. O sal pode ser reduzido, juntamente com os alimentos embutidos e temperos prontos, evitando o comprometimento da pressão arterial e a retenção de líquidos.
*Taís Baddo de Moura e Silva, Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional.


Mais dicas para uma alimentação saudável

  • Super Saudável: O que fazer quando o colesterol está desregulado?

Taís: 1. Moderar nas frituras e outros alimentos ricos em gordura como maionese, bacon, embutidos (salame, mortadela, presunto, queijos gordurosos, etc...), salgadinhos como pastel, coxinha, pães recheados e doces com creme de leite e leite condensado;
2. A inclusão de duas colheres de sopa de aveia em uma fruta uma vez ao dia e o uso de uma colher de sobremesa de linhaça (triturada na hora do uso) junto ao caldo do feijão ou junto de uma vitamina de frutas ou iogurte ajudam na redução do colesterol.
3. Praticar atividades físicas regularmente.

  • Super Saudável: Qual o principal cuidado que se deve ter para reduzir o consumo de gorduras saturadas?

Taís: Evitar as frituras, empanados, alimentos gordurosos. Utilizar o óleo de canola em pequena quantidade para cozinhar e o azeite extra-virgem para saladas e legumes.

  • Super Saudável: Você tem algum conselho para as mulheres que, atualmente, estão ativas no mercado de trabalho e sujeitas a uma alimentação em horários inadequados, as vezes, com um certo nível de estresse, além de alimentação limitadas a lanches, salgadinhos e doces?
Taís: Primeiro as mulheres precisam querer mudar. Segundo procurar ajuda de um profissional especializado, pois infelizmente a maioria procura um milagre, dietas radicais e sem embasamento científico para que a mudança venha o mais rápido possível, e o que conseguem é a frustração, piorando a qualidade de vida. A saúde tem que ser prioridade, a busca pela qualidade de vida tem que ser constante e a reeducação alimentar é o caminho certo.









Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado pelas dicas!!!!!!!!