domingo, 11 de maio de 2008

Ela foi feita para brilhar! Use a seu favor e fuja de vez dos deslizes

Por Camila Generoso

Maquiagem boa é o que toda mulher gosta, e, por isso é tão importante estar atenta aos mínimos detalhes para não ter todos os olhares de espanto em cima de você

Assim como na moda, o mundo da beleza não pára e cada vez mais, sofre mudanças conforme as estações e os anos. Basta lembrar da história, e saber que as verdadeiras donzelas tinham peles muito pálidas na Idade Média e que bochechas rosadas tinham conotação de vulgaridade. Durante um longo período, a pele como mármore foi tida como o padrão de beleza de diferentes povos e, apenas em 1906, foram lançados dois tons de bege no mercado japonês, quebrando a tradição dos rostos pálidos.
No Brasil, na década de 20 não havia muitas opções para as brasileiras. A maquiagem se limitava a pó-de-arroz, ruge e batom, e geralmente vinha de fora. Passamos desse tempo e graças à tecnologia e globalização temos todos os tipos de marcas, tamanhos e preços num piscar de olhos. Por esse motivo, devemos aproveitar todas as dicas para arrasar desde a reunião de trabalho, barzinho com as amigas ou jantar com o maridão. A consultora de beleza e maquiagem Patrícia Natale dá as dicas do que NÃO fazer para acertar na maquiagem:
1- Cobrir as olheiras com corretivo muito claro para o tom de pele: Patrícia Natale explica que não tem nada mais feio do que aparecer com uma máscara branca em volta dos olhos. “Devemos ter calma e testar a cor antes da aquisição, assim, não corremos o risco de perder dinheiro e pagar o mico”.
2- Contornar a boca com lápis mais escuro que o batom, jamais! O truque é passar o contorno da mesma cor do batom, ultrapassando minimamente o contorno natural dos lábios.
3- Escolher a cor da base no dorso das mãos. Patrícia conta que é muito comum as pessoas experimentarem nas mãos e se arrependeram mais tarde. “Nunca é a mesma coisa, por isso experimente no rosto”.
4- Combinar sombra ou batom com a cor da roupa. “Não há nada mais fora de moda do que sair com a sombra exatamente da cor da blusa”. Se a roupa for colorida opte por tons ‘chave’ como dourado, prata, preto, bege ou marrom.
5- Usar sombra branca como iluminador. Isso não pode, a maquiagem fica pesada e o brilho que você tanto queria vai embora. Solução: Você consegue o efeito iluminador com uma sombra em pó pérola, cintilante ou mesmo um pó mais claro que o seu habitual.
6- Passar base mais escura que a cor da pele para parecer bronzeada. Há no mercado muitos balms com efeito bronzeado. “Não tente ficar com esse efeito, ficará muito artificial com produtos não indicados, o make vai ficar pesado sem necessidade”.
7- Usar roupa, sapato e maquiagem da mesma cor. Tudo azul ou pink, só mesmo na caixa de lápis de cor. As únicas cores que permitem um look total são o branco e o preto.
8- Aplicar rímel nos cílios inferiores. “Para arrasar é recomendável, mas claro, para quem não tem olheiras”. Muitas camadas de rímel é irresistível mas preste atenção, nada de exageros ou borrões para não parecer que saiu de uma festa a fantasia.


Cada rosto uma sentença: veja as dicas de maquiagem para o seu tipo de rosto



Se o lábio superior for fino e o inferior for grosso desenhe apenas o contorno do lábio superior com lápis cor de boca ou no tom do batom, ultrapassando suavemente a linha natural. Aplique batom com pincel, para maior precisão.





Para lábios muito grossos aplicar corretivo no contorno natural para disfarçar as linhas, redesenhar os lábios com um lápis cor de boca ou na cor do batom por dentro do contorno natural. Procure usar batons mais escuros, sem brilho, os de efeito mate. Não use brilho labial.


Para lábios muito finos contorne até os cantos com um lápis cor de boca ou na cor do batom (esfumando o contorno para não ficar marcado) e ultrapassando suavemente a linha do seu contorno natural. Aplique uma tonalidade de batom clara e passe um pouco de brilho labial no centro dos lábios.O ideal é o batom claro, mas se mesmo assim quiser usar um tom mais escuro, fuja dos de efeito mate, opte pelos de efeito cintilante e não se esqueça do brilho labial (que dá idéia visual de volume). Mas cuidado com os exageros: tentar ficar com o formato da boca da Angelina Jolie pode ficar um desastre!


Uma dica supersimples para você aplicar sombras e delineador nos olhos!


Aplique uma sombra de cor clara do canto interno do olho para fora e em direção às sobrancelhas. Use o pincel aplicador de espuma, que normalmente vem com o estojo de sombras ou um pincel de cerdas.


Com o pincel de cerdas esfume uma sombra mais escura (marrom, por exemplo, ou que harmonize com a que você já aplicou) por cima da clara, na base dos cílios, no canto externo da pálpebra e no côncavo.


Aplique uma sombra iluminadora no côncavo das sobrancelhas. E para finalizar faça um traço com o delineador na base dos cílios, que começarem fino no canto interno e vai engrossando sutilmente até o final. Se o formato do olho permitir puxe uma ponta para cima, afinando. Caso contrário pare no final os cílios. Não pode ficar espaço entre o traço e a base dos cílios, senão ao abrir os olhos fica aparecendo uma margem branca. Trabalhe com o pincel do delineador deitado, ele desliza melhor e a chance de tremer é menor.

Nenhum comentário: