quinta-feira, 8 de maio de 2008

Você tem medo de Bruxismo?

Por Diego Singolani

Apesar de não ter relação com feitiçaria ou poções mágicas, o Bruxismo também pode causar sérios males. A sua boca.



Sabe quando você acorda de manhã e sente insistentes dores na cabeça, no pescoço e principalmente na musculatura do maxilar? Bom, espero que sua resposta tenha sido não, caso contrário, você pode sofrer de um distúrbio conhecido como Bruxismo. O Bruxismo é causado pelo hábito (muitas vezes inconsciente) de ranger ou apertar os dentes excessivamente. Dados apontam que 15% das pessoas sofrem com o mal. As causas, quase sempre, estão associadas ao estresse do dia-dia, podendo ainda ser causado pelo alinhamento incorreto dos dentes ou o fechamento inadequado da boca.
O processo acontece geralmente durante o sono. A maioria das pessoas só se dá conta que sofre do distúrbio quando é alertada por alguém que ouve os rangidos de sua boca enquanto ela dorme. Outras se deparam com o problema apenas quando vão ao dentista e este constata o sério desgaste dos dentes. O site boa saúde
demonstra algumas das principais conseqüências do Bruxismo:

Dores de cabeça tensionais. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. O período crítico é pela manhã (se a contração predominar a noite) ou de tarde (se predominar de dia).

  • Outro problema decorrente do Bruxismo é dor da articulação da mandíbula. Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar (síndrome da articulação têmporo-mandibular).

Também é freqüente a dor e o desgaste dos dentes. A dor é pior pela manhã e o desgaste pode chegar à gengiva. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar a quebra. Traumas repetidos e inflamação da gengiva levam à perda do suporte ósseo dos dentes, que se tornam móveis.

Para que o tratamento do Bruxismo seja eficaz, deve-se começar por corrigir certas “deformidades” na boca. Um bom dentista pode orientá-lo ao melhor procedimento ou aparelho que ajuste sua arcada dentária para uma mordida perfeita, eliminando pontos de maior pressão.

Além disso, combater o estresse é fundamental. Pratique atividades físicas, esportes ou qualquer outra coisa que lhe faça relaxar. Evite excesso de álcool e fumo. Tenha consciência de que seu problema não surgiu do nada. Identifique os motivos que o levam as situações de tensão e tente amenizá-los. Sua boca agradece!

Fontes: http://www.colgate.com.br - www.boasaude.uol.com.br









































































Nenhum comentário: