domingo, 11 de maio de 2008

Lisos e desejados

Por: Paula Gaona

Cabelos lisos e livre da chapinha: a escova progressiva com formol proporciona às mulheres a liberdade tão sonhada para os fios

Cabelos lisos, brilhantes e hidratados como de um comercial de shampoo agora é possível. Há pouco mais de dois anos, a escova progressiva com formol começou a fazer sucesso nos salões e logo conquistou fãs por o todo o país. O método prometia deixar os fios lisos e com uma aparência tratada por pelo menos 30 dias.
Mas a concentração de formol encontrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos produtos utilizados era de 20% e o limite permitido é de, no máximo, 0,2 %, e exclusivamente com a função de conservante. De acordo com a Anvisa, em altas concentrações, o formol torna-se tóxico, podendo provocar irritações nos olhos, nariz e garganta.
Apesar do alerta para os riscos, algumas mulheres parecem não se importar e não abrem mão de manter os cabelos lisos. A cabeleireira Cíntia Soares testou a técnica nela mesma antes de aplicar em suas clientes e garante que não teve nenhum problema.
“Assim que surgiu esta nova técnica eu resolvi primeiro testar em mim para depois oferecer as minhas clientes e deu supercerto, tanto que faço pelo menos três por semana”.

Segundo a cabeleireira, não é o formol que alisa o cabelo. Nessa quantidade permitida (0,02%) ele tem a função de conservante e age junto com outros produtos químicos utilizados e a agressão aos fios é menor do que processos químicos, como por exemplo, a tintura.
“Antes de aplicar esta técnica é necessário primeiro fazer um diagnóstico do cabelo, depois nós realizamos um teste que chamamos de teste de mecha para ver se não há nenhum problema. É indicado também utilizar um shampoo e condicionador específico para este tipo de tratamento” explica.
A duração é de três a quatro meses e o produto vai saindo do cabelo a cada lavagem. “Se a cliente lavar a cabeça com muita freqüência a tendência é que saia com mais facilidade” diz Cíntia.


Outros tipos de escova

  • Escova inteligente: você lava o cabelo no mesmo dia e a concentração de formol é de menos de 0,02%.
  • Escova de chocolate: faz uma drenagem capilar à base de chocolate, mas não utiliza formol.
  • Escova marroquina: composta de argila branca contém 0,02% de formol. Promete alisar os cabelos, sem alisar completamente.
  • Escova de cana de açúcar: serve como uma hidratação para reparar os fios danificados e retirar o volume. Não contém formol.
  • Escova de morango: Possui uma fórmula 100% orgânica, podendo ser usada em qualquer tipo de cabelo. Não contém formol.

Depois do surgimento da escova progressiva, outros tipos de tratamentos para alisar o cabelo foram criados, mas todos eles têm a mesma finalidade de hidratar, alisar e diminuir o volume.

Nenhum comentário: