sexta-feira, 6 de junho de 2008

Da broca à beleza

Por Miriam Bollini

Como a temida cadeira do dentista se tornou a queridinha de quem ter dentes brancos


O consultório do dentista tem se tornado muito mais agradável nos últimos anos. Longe daquele tradicional barulhinho irritante da broca para o tratamento de cáries, os dentistas têm sido procurados para um tratamento que cuida da beleza, tanto feminina quanto masculina: o clareamento dental, e, por isso, tem arrebatado milhares de clientes ávidos por um sorriso “ilumina quarteirão”.


Foi com a intenção de remover o amarelado dos dentes, causado pelo fumo, que a empresária Samirah Haddad, 42 anos, resolveu fazer um tratamento para deixar os dentes mais brancos. “Eu fumo há 15 anos e com o passar do tempo meus dentes começaram a ficar amarelados. Eu já estava ficando com vergonha de sorrir, de falar em público, enfim, de me relacionar, afinal, os dentes são a primeira coisa que uma pessoa nota”, confessa a empresária.
Hoje Samirah está satisfeita com o resultado do tratamento, mas admite que não consegue deixar o cigarro. “Sempre fazia limpeza dental e agora fiz o clareamento. Para mim, a estética é muito importante, mas o difícil mesmo é deixar de fumar”.
Segundo a cirurgiã dentista Vera de Souza, com o passar do tempo os dentes vão ficando mais escuros. “O fumo é o que mais contribui para o escurecimento dos dentes, mas bebidas escuras como café, vinho e refrigerantes de cola também prejudicam”, explica a dentista.

Tipos de clareamento
As técnicas para clarear os dentes mais utilizadas são o clareamento com moldeira e a laser. O tratamento com moldeira é feito através de uma placa de silicone que é preenchida com um clareador e que o paciente deve usar algumas horas por dia. Esse tipo de tratamento é menos agressivo, mas mais demorado, pode levar de 7 a 10 dias, pois é feito em casa mesmo, sob orientação do dentista.





Já o tratamento a laser é feito no próprio consultório e é o mais utilizado, por ser mais eficiente e rápido, em alguns casos, apenas uma seção já é suficiente.
Uma diferença considerável entre os dois tipos de tratamento é o preço: enquanto o clareamento com moldeira custa em média 540,00 reais, o tratamento com laser custa cerca de 800,00 reais.



A dentista garante que gengivas e dentes não sofrem nenhum efeito colateral, nem ficam enfraquecidos. Ela orienta que qualquer pessoa que tenha dentes saudáveis pode fazer o tratamento.


Não é para sempre
Ficar com os dentes brancos eternamente é uma missão impossível, até mesmo para quem se submete ao clareamento. A dentista Vera de Souza explica: “Com o passar do tempo, os dentes voltam a escurecer novamente. É um processo natural, faz parte do envelhecimento. Quem fez o clareamento, os dentes podem começar a escurecer novamente de um até quatro anos depois, tudo vai depender dos cuidados que a pessoa tiver”, orienta a dentista.

Nenhum comentário: