quinta-feira, 10 de abril de 2008

Pés, para que te quero!

Tratamentos com profissionais especializados podem cuidar da saúde dos pés e as novas técnicas podem prevenir problemas de saúde.

Por Miriam Bollini

Ao usar com freqüência uma inocente sapatilha de balé quando era criança, a analista Sandra Regina C. Silva, 29 anos, não poderia imaginar o problema que enfrentaria ao chegar à fase adulta. Aos 23 anos, ela começou a sofrer de onicocriptose, popularmente conhecida como unha encravada, ou seja, quando a unha “enterra” suas pontas na pele ao redor do dedo, causando dor e inflamação. A situação ficou tão grave que já não era mais possível usar sapato fechado. “Eu só podia usar sapatos abertos e vivia com curativos, principalmente no dedão, inclusive cheguei a fazer uma cirurgia, mas quando o canto da unha voltou a crescer, encravou e voltou a inflamar novamente”, diz.
Para resolver o problema, Sandra Silva procurou uma podóloga - especialista que atua junto à área médica, tratando de problemas nos pés e principalmente nas unhas – para desencravar as unhas e cortá-las de maneira correta. “Ela também cuida do corte das unhas para que cresçam sem encravar, além de retirar calos, faz massagem e me deixa com um bem estar de ter unhas bonitas, tanto que após o tratamento que faço, não tenho mais vergonha de usar sapatos abertos” diz aliviada.




Unhas mal cortadas: uma brecha para a unha encravada
O podólogo Oriovaldo Pereira Junior alerta que unhas encravadas geralmente acontecem quando a unha é cortada inadequadamente, sendo o principal problema enfrentado pelos seus pacientes, quando o assunto é a saúde dos pés. Segundo Pereira Junior, não existe uma regra na hora de cortar as unhas, apenas respeitar a anatomia dos dedos. “Quando o corte da unha se torna difícil, o correto é procurar um profissional especializado, ou seja, um podólogo” aconselha.

Salto alto: elegante e perigoso



Irresistível para as mulheres, o salto alto é um problema para os pés

Mas não é só a unha encravada que traz dor de cabeça, ou melhor, nos pés das pessoas. O podólogo Pereira Junior diz que calos, calosidades e micoses (contaminação por fungos), geralmente surgem pelo uso prolongado de calçados inadequados e desconfortáveis, como os de salto alto e bico fino. Além disso, os famigerados “cascões” dos pés rachados lideram o ranking de problemas nos pés. Para isso, Pereira Junior dá algumas dicas: “Use com mais freqüência calçados fechados com meias de algodão, pois eles favorecem o equilíbrio da transpiração dos pés. O uso de cremes hidratantes específicos próprios para os pés também são importantes, porém não devem ser usados entre os dedos”. Para quem quiser fazer um tratamento específico, existem hidratações que utilizam parafina quente. Um tratamento tradicional, como um pacote de corte de unha, remoção de calos, unhas encravadas e massagem relaxante, custa, em média, 43 reais. Para quem tem problemas graves com unha encravada, Pereira Junior aconselha um tratamento mensal, mas que pode variar de acordo com o crescimento das unhas de cada paciente.

Energia que vem dos pés

Atualmente existem vários tratamentos para o bem estar dos pés. Mas, por meio dele, também é possível tratar determinados problemas de saúde. O método usado para isso é a Reflexologia, uma técnica oriental que alia terapia com massagem reflexiva feita na planta dos pés, a fim de estimular pontos de tensão para melhorar ou até curar determinados problemas de saúde. A técnica pressiona os dedos das mãos e dos pés, atingindo todas as partes do corpo, permitindo uma reação de relaxamento e bem estar. Mas o podólogo Oriovaldo Pereira Junior alerta: “a Reflexologia só deve ser feita por profissional habilitado”.

Reflexologia: ideal para relaxar e esquecer o estresse

Saiba mais com

Nenhum comentário: