quinta-feira, 10 de abril de 2008

Câncer de Tireóide: um dos tipos mais tratáveis

Por Michele Magalhães

É um dos poucos tipos de câncer que não guarda relação com o cigarro, sendo sua incidência igual entre fumantes e não fumantes

Não há dúvida que ter qualquer tipo de câncer muda a vida das pessoas. É normal levar um susto, como se a vida jamais voltasse ao “normal”. Mas, diferenciado de outros cânceres, o de tireóide chama atenção por ter um dos índices mais baixos de mortalidade, é o que afirma o médico especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Jefferson Luiz Peraçoli.

A tireóide nada mais é do que uma glândula localizada na região anterior e inferior do pescoço com forma de uma letra “H”


Segundo ele, cerca de 8% dos pacientes com esse tipo de doença morrem de causas relacionadas a ela. A tireóide é responsável pela coordenação do ritmo metabólico de todo o organismo, pela renovação das estruturas celulares e pela produção de energia. Faz isso através do hormônio que produz e lança na corrente sanguínea, o que a caracteriza como uma glândula endócrina.
Como em outros cânceres, o de tireóide é tratável e tem altos índices de cura, desde que detectado em seu início. “O câncer de tireóide e o tratamento por toda a vida podem parecer confusos e até perturbadores, mas é importante lembrar que a maior parte dos nódulos que surgem na tireóide são benignos”, tranqüiliza Peraçoli.
Em entrevista
ao Super Saudável o especialista tira algumas importantes dúvidas sobre a incidência deste tipo de câncer.

Nenhum comentário: