quinta-feira, 10 de abril de 2008

Principais dúvidas sobre o câncer de tireóide

O Super Saudável fez uma entrevista com o cirurgião Jefferson Peraçoli sobre os problemas causados pelo câncer de tireóide. Confira abaixo.



Super Saudável – É freqüente o câncer de tireóide?
Dr. Jefferson Peraçoli –
Como qualquer órgão, a tireóide está sujeita a vários tipos de doenças, principalmente as que levam à redução ou o aumento da sua produção hormonal hipotireoidisamo (falta de hormônios) e hipertireoidismo ( excesso de hormônios), mas também é a glândula endócrina mais susceptível a desenvolver tumores malignos, além de tumores benignos e o bócio (aumento de toda a glândula). No computo geral, corresponde à cerca de 1% das neoplasias malignas nos homens e 2 a 3% nas mulheres, mas sua incidência é uma das que mais vem aumentando, cerca de 3% ao ano.

Super Saudável - Quais as causas do câncer de tireóide?
Dr. Jefferson Peraçoli -
A causa mais reconhecida é a radiação. Há muito tempo sabemos que radiologistas apresentam maior incidência da doença, assim como pessoas que se submetem a Radioterapia para tratamento de outro câncer na cabeça, pescoço ou tórax superior. Nos anos 60, antes de se descobrir o seu efeito cancerígeno, a radioterapia foi amplamente e aplicada para se tratar amídalas, adenóide ou timo hipertróficos (aumentados), bem como a acne (espinhas) da face.
Hoje estão sendo identificados genes que explicam situações de recorrência familiar, mas a maior parte dos casos é esporádica, quer dizer, sem risco apreciável aos familiares. Interessante notar que se trata de um dos poucos tipos de câncer que não guarda relação com o cigarro, sendo sua incidência igual entre fumantes e não fumantes.

Super Saudável - Quais os sintomas?
Dr. Jefferson Peraçoli -
Quase sempre o câncer de tireóide evolui de modo muito lento, na forma de um nódulo na região anterior e inferior do pescoço, muitas vezes só diagnosticado durante um exame médico de rotina. É indolor e não atrapalha a deglutição, ao contrário do que muitos pensam. Se não diagnosticado, pode demorar vários anos até atingir tamanho suficiente para ser visto ou palpado pelo paciente, pode provocar rouquidão, aderir-se aos músculos e pele ou, ainda, se apresentar pela disseminação a um gânglio (tosse, falta de ar, expectoração com sangue) ou cérebro (convulsões ou dor-de-cabeça). Mas é importante lembrar que a maior parte dos nódulos que surgem na tireóide é benigno, de modo que sua constatação implica em investigação apropriada, porém sem alarmismo.

Super Saudável - Como se confirma o diagnóstico?
Dr. Jefferson Peraçoli - As características do nódulo à palpação, o ultra-som e a cintilografia (mapeamento) orientam o médico especialista a distinguir os nódulos benignos dos suspeitos. Estes últimos deverão ser submetidos a exame de biópsia por agulha fina, exame que pode confirmar o caráter benigno ou maligno, ou manter o caso sob suspeita, situação onde se impõe a necessidade de cirurgia de retirada total do nódulo para exame minucioso.

Super Saudável - Como se trata o câncer de tireóide?
Dr. Jefferson Peraçoli - Confirmado o diagnóstico, a glândula deve ser totalmente extirpada, com a retirada dos nódulos linfáticos (ínguas) próximos e por vezes os mais distantes, conforme o estado da doença. Nos casos em que a suspeita indica a cirurgia, retira-se apenas a região do nódulo para exame e, caso se confirme a malignidade, nova cirurgia deve ser feita o mais breve possível para a retirada do restante da glândula e eventuais gânglios , já que apenas suspeita não justifica procedimento maior no primeiro momento.

Super Saudável - Qual a mortalidade do câncer de tireóide?
Dr. Jefferson
Peraçoli - Felizmente é bastante baixa. O caráter lento do tumor deixa espaço de tempo razoável para o diagnóstico e tratamento, ainda que implique em acompanhamento por 5 a 10 anos após cirurgia. Existe um subtipo, que felizmente corresponde a menos de 5% dos casos.

Super Saudável - E é possível viver sem a tireóide?
Dr. Jefferson Peraçoli - Sim. A função da tireóide pode ser suprida com um único comprimido de seu hormônio ao dia de maneira totalmente eficaz, sem efeitos colaterais quaisquer e com plena qualidade de vida. Como acontece com qualquer pessoa que sofra de hipotireoidismo.

Nenhum comentário: