sexta-feira, 28 de março de 2008

Drenagem linfática funciona também para combater a acne

Por Camila Generoso

Quem relaciona drenagem linfática apenas à celulite, se engana! Esse tratamento é um grande aliado para tratar a pele do rosto


De acordo com Helen Padilha Buganza, 30 anos, formada em fisioterapia pela Universidade Paulista (UNIP), a drenagem linfática no rosto ajuda a eliminar toxinas e oxigenar a pele. “A drenagem torna a pele mais bonita e sadia”, explica.

Muitos são os fatores que contribuem para o aparecimento da acne. O aspecto externo da pele depende da saúde geral do organismo. Sendo assim, alguns hábitos e atitudes diários são de extrema importância para ajudar na sua prevenção: manter uma alimentação saudável, evitar alimentos gordurosos e industrializados, ingerir cerca de 2 litros de água por dia, praticar atividades físicas e dormir em média, 8 horas de sono.


Parece fácil seguir todas as dicas, mas manter uma pele bonita exige mais pra uns do que pra outros, isso porque, ela se desenvolve em pessoas com tendência hereditária; isto significa que um jovem, cujo pai e cuja mãe tiverem acne, tem maior chance de apresentá-la. No entanto, você pode ser o primeiro a ter espinhas em sua família, assim como todos os irmãos ou somente um deles pode apresentar pele com acne. Saiba mais no site www.sbd.org.br.


Drenagem Linfática (DLM), mitos e explicações.

fonte de imagem: https:/.../imagens/curso_drenagem_linfatica.jpg

A Drenagem Linfática Manual é um método de massagem manual que tem como objetivo favorecer a eliminação de líquido e toxinas que estão em excesso no corpo. As pressões devem ser suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, seguindo sempre o trajeto dos vasos linfáticos. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a DLM não emagrece, porém diminui medidas por eliminar o líquido retido. Além disso, se torna um fator motivante quando a pessoa se encontra em um programa de reabilitação alimentar.

Outra dúvida freqüente é se a DLM dói. Buganza explica que isso é um mito, a verdadeira drenagem manual não deve doer. “Se aparecer algum tipo de hematoma pelo corpo, significa rompimento de capilares sanguíneos, e não é indicado lesionar a pele de nosso paciente”.

A DLM tem seus prós e contras. “Quem fecha um pacote de 10 sessões por até R$500,00 na esperança de trocar o jeans 40 pelo 38 na maioria das vezes está jogando dinheiro fora. O prejuízo não é apenas financeiro. A drenagem pode fazer mal à saúde. O cirurgião vascular Henrique Jorge Guedes Neto, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, afirma que um dos problemas causados pela drenagem mal feita é o fibroedema. A pele endurece e se torna impossível realizar os movimentos da drenagem, diz”. (Retirado da revista Época nº 449 – 25 de Dezembro 2006).

Nenhum comentário: