quinta-feira, 27 de março de 2008

Agulhas e pontos no combate à TPM

Por Denise Galvão

Segundo a técnica chinesa, o corpo humano tem pontos de acupuntura que possuem efeito energético quando ativados, possibilitando o tratamento de várias doenças


Para fugir dos remédios e suas contra-indicações as mulheres começam a procurar a acupuntura para combater a tão famosa tensão pré-menstrual - TPM. Tratamento com eficiência comprovada, a acupuntura consiste no estímulo de pontos determinados da pele por meio do uso de agulhas, laser, massagem ou moxas (massas feitas com folhas secas e maceradas de Artemísia, planta com a qual o médico faz uma pequena pirâmide que é aplicada no ponto e acende-a, queimando progressivamente e provocando uma agradável sensação de calor local, sendo retirada assim que começa a incomodar).

Segundo a fisioterapeuta e acupunturista Patrícia Medina, vários pontos do corpo podem tratar a TPM. “Não há apenas uma região específica. São muitos os pontos que agem em problemas como cólicas, irregularidade menstrual, tensão e outras irritações que as mulheres passam nesse período”, explicou.

Patrícia Medina é formada em fisioterapia pela Universidade Paulista - UNIP/Bauru, com Pós Graduação em traumatologia e ortopedia pela Universidade Salesiano de Lins. Especializou-se em acupuntura auricular, auricular avançada, sistêmica, estética e pilates.

A professora Cristina Nabuco de Araújo, 43 anos, procurou a acupuntura para tratar a TPM e aprovou a técnica. “Foi muito bom para mim. Eu ficava muito ansiosa nesse período e com o tratamento isso foi amenizado”, conta.

De acordo com Medina, a acupuntura não tem nenhum tipo de contra-indicação e pode ser feita em pessoas de qualquer idade. “Os bebês, por exemplo, podem ser tratados desde a gestação, por meio da mãe, mas é um tratamento que envolve muito o emocional do paciente, então o máximo que pode acontecer é ele não sentir o resultado”, esclarece.

Medina disse ainda que os organismos reagem de forma diferente ao tratamento e algumas pessoas podem sentir um resultado mais rapidamente e outras não.
Embora a acupuntura seja indicada para todos, sempre há uma avaliação antes de iniciar o tratamento.

O tratamento também é bastante procurado por jovens que querem fugir dos sintomas da TPM

O corpo é uma rede de pontos

De acordo com o Centro Fisiátrico de Reabilitação e Terapia da Dor, na medicina tradicional chinesa, o corpo é visto como um sistema energético em equilíbrio dinâmico, ou seja, a energia - conhecida pelos profissionais como “Qi”-, circula através de um sistema de canais também chamados "meridianos", formando uma rede que conecta os pontos de acupuntura entre si e influencia o funcionamento dos órgãos internos e outros mecanismos do organismo.

Quando essa energia flui livremente, há harmonia energética e equilíbrio, o que indica que a pessoa está saudável. Por outro lado, quando o Qi está em excesso, insuficiente ou bloqueado num canal destes, surge o desequilibro que pode levar à doença.


Saiba mais: http://www.acupuntura.org.br/ e www.antares.com.br/~cefire/Acupunt.htm


Nenhum comentário: