domingo, 11 de maio de 2008

Ela foi feita para brilhar! Use a seu favor e fuja de vez dos deslizes

Por Camila Generoso

Maquiagem boa é o que toda mulher gosta, e, por isso é tão importante estar atenta aos mínimos detalhes para não ter todos os olhares de espanto em cima de você

Assim como na moda, o mundo da beleza não pára e cada vez mais, sofre mudanças conforme as estações e os anos. Basta lembrar da história, e saber que as verdadeiras donzelas tinham peles muito pálidas na Idade Média e que bochechas rosadas tinham conotação de vulgaridade. Durante um longo período, a pele como mármore foi tida como o padrão de beleza de diferentes povos e, apenas em 1906, foram lançados dois tons de bege no mercado japonês, quebrando a tradição dos rostos pálidos.
No Brasil, na década de 20 não havia muitas opções para as brasileiras. A maquiagem se limitava a pó-de-arroz, ruge e batom, e geralmente vinha de fora. Passamos desse tempo e graças à tecnologia e globalização temos todos os tipos de marcas, tamanhos e preços num piscar de olhos. Por esse motivo, devemos aproveitar todas as dicas para arrasar desde a reunião de trabalho, barzinho com as amigas ou jantar com o maridão. A consultora de beleza e maquiagem Patrícia Natale dá as dicas do que NÃO fazer para acertar na maquiagem:
1- Cobrir as olheiras com corretivo muito claro para o tom de pele: Patrícia Natale explica que não tem nada mais feio do que aparecer com uma máscara branca em volta dos olhos. “Devemos ter calma e testar a cor antes da aquisição, assim, não corremos o risco de perder dinheiro e pagar o mico”.
2- Contornar a boca com lápis mais escuro que o batom, jamais! O truque é passar o contorno da mesma cor do batom, ultrapassando minimamente o contorno natural dos lábios.
3- Escolher a cor da base no dorso das mãos. Patrícia conta que é muito comum as pessoas experimentarem nas mãos e se arrependeram mais tarde. “Nunca é a mesma coisa, por isso experimente no rosto”.
4- Combinar sombra ou batom com a cor da roupa. “Não há nada mais fora de moda do que sair com a sombra exatamente da cor da blusa”. Se a roupa for colorida opte por tons ‘chave’ como dourado, prata, preto, bege ou marrom.
5- Usar sombra branca como iluminador. Isso não pode, a maquiagem fica pesada e o brilho que você tanto queria vai embora. Solução: Você consegue o efeito iluminador com uma sombra em pó pérola, cintilante ou mesmo um pó mais claro que o seu habitual.
6- Passar base mais escura que a cor da pele para parecer bronzeada. Há no mercado muitos balms com efeito bronzeado. “Não tente ficar com esse efeito, ficará muito artificial com produtos não indicados, o make vai ficar pesado sem necessidade”.
7- Usar roupa, sapato e maquiagem da mesma cor. Tudo azul ou pink, só mesmo na caixa de lápis de cor. As únicas cores que permitem um look total são o branco e o preto.
8- Aplicar rímel nos cílios inferiores. “Para arrasar é recomendável, mas claro, para quem não tem olheiras”. Muitas camadas de rímel é irresistível mas preste atenção, nada de exageros ou borrões para não parecer que saiu de uma festa a fantasia.


Cada rosto uma sentença: veja as dicas de maquiagem para o seu tipo de rosto



Se o lábio superior for fino e o inferior for grosso desenhe apenas o contorno do lábio superior com lápis cor de boca ou no tom do batom, ultrapassando suavemente a linha natural. Aplique batom com pincel, para maior precisão.





Para lábios muito grossos aplicar corretivo no contorno natural para disfarçar as linhas, redesenhar os lábios com um lápis cor de boca ou na cor do batom por dentro do contorno natural. Procure usar batons mais escuros, sem brilho, os de efeito mate. Não use brilho labial.


Para lábios muito finos contorne até os cantos com um lápis cor de boca ou na cor do batom (esfumando o contorno para não ficar marcado) e ultrapassando suavemente a linha do seu contorno natural. Aplique uma tonalidade de batom clara e passe um pouco de brilho labial no centro dos lábios.O ideal é o batom claro, mas se mesmo assim quiser usar um tom mais escuro, fuja dos de efeito mate, opte pelos de efeito cintilante e não se esqueça do brilho labial (que dá idéia visual de volume). Mas cuidado com os exageros: tentar ficar com o formato da boca da Angelina Jolie pode ficar um desastre!


Uma dica supersimples para você aplicar sombras e delineador nos olhos!


Aplique uma sombra de cor clara do canto interno do olho para fora e em direção às sobrancelhas. Use o pincel aplicador de espuma, que normalmente vem com o estojo de sombras ou um pincel de cerdas.


Com o pincel de cerdas esfume uma sombra mais escura (marrom, por exemplo, ou que harmonize com a que você já aplicou) por cima da clara, na base dos cílios, no canto externo da pálpebra e no côncavo.


Aplique uma sombra iluminadora no côncavo das sobrancelhas. E para finalizar faça um traço com o delineador na base dos cílios, que começarem fino no canto interno e vai engrossando sutilmente até o final. Se o formato do olho permitir puxe uma ponta para cima, afinando. Caso contrário pare no final os cílios. Não pode ficar espaço entre o traço e a base dos cílios, senão ao abrir os olhos fica aparecendo uma margem branca. Trabalhe com o pincel do delineador deitado, ele desliza melhor e a chance de tremer é menor.

Lisos e desejados

Por: Paula Gaona

Cabelos lisos e livre da chapinha: a escova progressiva com formol proporciona às mulheres a liberdade tão sonhada para os fios

Cabelos lisos, brilhantes e hidratados como de um comercial de shampoo agora é possível. Há pouco mais de dois anos, a escova progressiva com formol começou a fazer sucesso nos salões e logo conquistou fãs por o todo o país. O método prometia deixar os fios lisos e com uma aparência tratada por pelo menos 30 dias.
Mas a concentração de formol encontrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos produtos utilizados era de 20% e o limite permitido é de, no máximo, 0,2 %, e exclusivamente com a função de conservante. De acordo com a Anvisa, em altas concentrações, o formol torna-se tóxico, podendo provocar irritações nos olhos, nariz e garganta.
Apesar do alerta para os riscos, algumas mulheres parecem não se importar e não abrem mão de manter os cabelos lisos. A cabeleireira Cíntia Soares testou a técnica nela mesma antes de aplicar em suas clientes e garante que não teve nenhum problema.
“Assim que surgiu esta nova técnica eu resolvi primeiro testar em mim para depois oferecer as minhas clientes e deu supercerto, tanto que faço pelo menos três por semana”.

Segundo a cabeleireira, não é o formol que alisa o cabelo. Nessa quantidade permitida (0,02%) ele tem a função de conservante e age junto com outros produtos químicos utilizados e a agressão aos fios é menor do que processos químicos, como por exemplo, a tintura.
“Antes de aplicar esta técnica é necessário primeiro fazer um diagnóstico do cabelo, depois nós realizamos um teste que chamamos de teste de mecha para ver se não há nenhum problema. É indicado também utilizar um shampoo e condicionador específico para este tipo de tratamento” explica.
A duração é de três a quatro meses e o produto vai saindo do cabelo a cada lavagem. “Se a cliente lavar a cabeça com muita freqüência a tendência é que saia com mais facilidade” diz Cíntia.


Outros tipos de escova

  • Escova inteligente: você lava o cabelo no mesmo dia e a concentração de formol é de menos de 0,02%.
  • Escova de chocolate: faz uma drenagem capilar à base de chocolate, mas não utiliza formol.
  • Escova marroquina: composta de argila branca contém 0,02% de formol. Promete alisar os cabelos, sem alisar completamente.
  • Escova de cana de açúcar: serve como uma hidratação para reparar os fios danificados e retirar o volume. Não contém formol.
  • Escova de morango: Possui uma fórmula 100% orgânica, podendo ser usada em qualquer tipo de cabelo. Não contém formol.

Depois do surgimento da escova progressiva, outros tipos de tratamentos para alisar o cabelo foram criados, mas todos eles têm a mesma finalidade de hidratar, alisar e diminuir o volume.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Você tem medo de Bruxismo?

Por Diego Singolani

Apesar de não ter relação com feitiçaria ou poções mágicas, o Bruxismo também pode causar sérios males. A sua boca.



Sabe quando você acorda de manhã e sente insistentes dores na cabeça, no pescoço e principalmente na musculatura do maxilar? Bom, espero que sua resposta tenha sido não, caso contrário, você pode sofrer de um distúrbio conhecido como Bruxismo. O Bruxismo é causado pelo hábito (muitas vezes inconsciente) de ranger ou apertar os dentes excessivamente. Dados apontam que 15% das pessoas sofrem com o mal. As causas, quase sempre, estão associadas ao estresse do dia-dia, podendo ainda ser causado pelo alinhamento incorreto dos dentes ou o fechamento inadequado da boca.
O processo acontece geralmente durante o sono. A maioria das pessoas só se dá conta que sofre do distúrbio quando é alertada por alguém que ouve os rangidos de sua boca enquanto ela dorme. Outras se deparam com o problema apenas quando vão ao dentista e este constata o sério desgaste dos dentes. O site boa saúde
demonstra algumas das principais conseqüências do Bruxismo:

Dores de cabeça tensionais. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. O período crítico é pela manhã (se a contração predominar a noite) ou de tarde (se predominar de dia).

  • Outro problema decorrente do Bruxismo é dor da articulação da mandíbula. Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar (síndrome da articulação têmporo-mandibular).

Também é freqüente a dor e o desgaste dos dentes. A dor é pior pela manhã e o desgaste pode chegar à gengiva. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar a quebra. Traumas repetidos e inflamação da gengiva levam à perda do suporte ósseo dos dentes, que se tornam móveis.

Para que o tratamento do Bruxismo seja eficaz, deve-se começar por corrigir certas “deformidades” na boca. Um bom dentista pode orientá-lo ao melhor procedimento ou aparelho que ajuste sua arcada dentária para uma mordida perfeita, eliminando pontos de maior pressão.

Além disso, combater o estresse é fundamental. Pratique atividades físicas, esportes ou qualquer outra coisa que lhe faça relaxar. Evite excesso de álcool e fumo. Tenha consciência de que seu problema não surgiu do nada. Identifique os motivos que o levam as situações de tensão e tente amenizá-los. Sua boca agradece!

Fontes: http://www.colgate.com.br - www.boasaude.uol.com.br









































































Mulher: na menopausa seu coração merece cuidados

Por Francisco Xavier Brunelli

Problemas no coração podem afetar homens e mulheres e, muitos hábitos, como alimentar podem influenciar para o aparecimento dessa doença. Contudo, a incidência de infarte do miocárdio nos homens é bem maior do que nas mulheres até os 45 anos. Já a partir da menopausa, ela se iguala aos homens. Segundo o médico cardiologista Paulo César Franciscone, os problemas de coração nas mulheres basicamente são os mesmos que ocorrem nos homens. Ele afirma que até a idade da menopausa as incidências de coronariopatias (infarte e angina) é menor do que a do homem porque existe uma proteção natural nas mulheres para esse tipo de patologia. Contudo, ele explica que, depois que a mulher entra na menopausa o quadro muda e, para cada cinco mulheres que sofrem um infarte, há somente um homem infartado.
As principais causas do infarte estão relacionadas a: hipertensão arterial , diabete e colesterol alto. Para Franciscone, as possibilidades de infarte, principalmente em parte do miocárdio, aumenta com o nível de estresse, o sedentarismo e o tabagismo, que em determinados estágios, podem causar a hipertensão arterial e o infarte do miocárdio. Ele salienta que, em relação às mulheres, estando mais ativas no mercado de trabalho, por vezes, limitam-se à horários de alimentação inadequados, com muita gordura e sal, além de ter menos tempo para fazer exercícios físicos.

A prática de exercícios físicos ajuda a ter um coração saudável

Para os problemas de coração, Marinice Messias da Silva, profissional de educação física que atua em empresas, os exercícios aeróbios, como a esteira e a bicicleta são os que ajudam a combater e eliminar mais rápido as gorduras e o colesterol.
A musculação também pode ser utilizada, pois trabalha diretamente a musculatura até 12 horas após a prática do exercício e assim estará ajudando à “queimar” a gordura.

foto: Francisco Brunelli

A profissional garante que a esteira é o melhor exercício para ‘queimar’ o colesterol

Marinice enfatiza que, em linhas gerais, qualquer exercício é importante, porém de maneira equilibrada e gradativa, com acompanhamento médico e de um profissional de educação física, respeitando os limites físicos de cada pessoa. “Só de estar fazendo o exercício você já terá resultados”, diz ela, que orienta fazer um tratamento conciliado com o médico e o nutricionista.

A alimentação precisa ser saudável

A nutricionista Taís Baddo de Moura e Silva* aconselha fracionar as refeições, como o café da manhã, o lanche no meio da manhã, o almoço, o lanche da tarde e o jantar, evitando longos períodos em jejum. No almoço e no jantar ela aconselha saladas cruas e legumes cozidos, que fornecem vitaminas e minerais essenciais para o organismo, além de leguminosas como feijão, lentilha, ervilha ou soja pelo menos uma vez ao dia.
Taís Baddo recomenda a atividade física e descreve que é tão importante quanto a alimentação e também indica o consumo de alimentos integrais, que favorecem o funcionamento intestinal, o controle da glicemia e a redução da gordura circulante, proporcionando saciedade.
Ela exemplifica e aconselha: “O arroz integral duas vezes por semana feito com legumes, como cenoura e brócolis. Nas frutas pode ser adicionado granola ou aveia, todos os dias”. Um outro ponto importante esclarecido por Taís está no consumo equilibrado do doce e do sal. A redução dos doces evita a resistência à insulina, prevenindo o diabetes e o ganho de peso. O sal pode ser reduzido, juntamente com os alimentos embutidos e temperos prontos, evitando o comprometimento da pressão arterial e a retenção de líquidos.
*Taís Baddo de Moura e Silva, Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional.


Mais dicas para uma alimentação saudável

  • Super Saudável: O que fazer quando o colesterol está desregulado?

Taís: 1. Moderar nas frituras e outros alimentos ricos em gordura como maionese, bacon, embutidos (salame, mortadela, presunto, queijos gordurosos, etc...), salgadinhos como pastel, coxinha, pães recheados e doces com creme de leite e leite condensado;
2. A inclusão de duas colheres de sopa de aveia em uma fruta uma vez ao dia e o uso de uma colher de sobremesa de linhaça (triturada na hora do uso) junto ao caldo do feijão ou junto de uma vitamina de frutas ou iogurte ajudam na redução do colesterol.
3. Praticar atividades físicas regularmente.

  • Super Saudável: Qual o principal cuidado que se deve ter para reduzir o consumo de gorduras saturadas?

Taís: Evitar as frituras, empanados, alimentos gordurosos. Utilizar o óleo de canola em pequena quantidade para cozinhar e o azeite extra-virgem para saladas e legumes.

  • Super Saudável: Você tem algum conselho para as mulheres que, atualmente, estão ativas no mercado de trabalho e sujeitas a uma alimentação em horários inadequados, as vezes, com um certo nível de estresse, além de alimentação limitadas a lanches, salgadinhos e doces?
Taís: Primeiro as mulheres precisam querer mudar. Segundo procurar ajuda de um profissional especializado, pois infelizmente a maioria procura um milagre, dietas radicais e sem embasamento científico para que a mudança venha o mais rápido possível, e o que conseguem é a frustração, piorando a qualidade de vida. A saúde tem que ser prioridade, a busca pela qualidade de vida tem que ser constante e a reeducação alimentar é o caminho certo.